sexta-feira, 25 de junho de 2010



Orquídeas


A espécie orquídea teve sua origem da palavra grega orkhis, que significa testículo. Ela foi assim chamada pelo fato das primeiras espécies possuírem duas tuberas gêmeas.
Em 1732, a primeira orquídea registrada saiu da América Central, onde floriu na Europa recebendo o nome de Bletia Vericunda.
Aiuna foi a primeira espécie registrada no Brasil, embora que de forma indireta, pois não saiu do Brasil e sim da América Central. È considerada, uma das maiores famílias do reino vegetal, constituindo-se de mais de 25000 espécies registradas.
Colecionadores ou simplesmente quiserem comprar uma flor para enfeitar a casa pagam em média $40,00 a $50,00 variando seu preço conforme sal raridade, podendo chegar até $1000,00.


CLIMA
A espécie de orquídea Laelia Anceps originou no México, América Central, notadamente Honduras e Guatemala.
A Laelia Anceps procura climas com verão quente e chuvoso, inverno frio e seco, no Brasil é mais cultivado no Sul do país.


PROPAGAÇÃO
Dado o comprimento da sua haste floral e a forma de suas flores, a Laelia Anceps e muito utilizada na hibridação, sendo cruzada na maioria das vezes com Catleyas e com outras Laelias.
Também outro método de propagação muito utilizado é atravéz de rebentes e enraizamento de estacas.


GRUPOS
De habito epífito e litofito. Costuma vegetar em atitudes que variam de 500-1500 metros, sendo encontrado como epífita em plantações de café, em carvalhos em pinheiros.
Como litofito, é encontrada em rochas em locais com boa umidade.


SEMEADURA
Não deve semear muito profundo, seu substrato só deve ser trocado quando a planta não couber mais no vaso, como todas as Laelias detesta ser reenvasada, pois seu sistema radicular demora para se refazer. Normalmente este procedimento significa um ano sem floração.
Prefere ficar com o rizoma um pouco acima do substrato e com algumas raízes por fora envolvendo o vaso. Exige 3 centímetros de dreno no fundo do vaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário