sexta-feira, 11 de junho de 2010

Adubação verde

Adubação Verde


A adubação verde é um recurso utilizados pelos agricultores, há muitos anos, para a melhorar as propriedades físicas, biológicas e químicas do solo, e também no controle de nematóides.
Ela contribui ainda para o controle de ervas daninhas,que impede a passagem de luz, mas também por alelopatia, onde ela lidera substâncias pelas raízes, onde imibem a germinação da erva.
A adubação verde pode quebrar o ciclo dos patógenos e insetos praga, onde é importante que na escolha espécie utilizada de adubo verde, seja feita em função da cultura, pois tendo esta semelhanças botânicas com a cultura pode haver efeito contrário, servindo de abrigo aos patógenos e insetos.
Ela ainda contribui para a manutenção da estruturação e fertilidade do solo. Isto não quer dizer que seja dispensável a calagem: esta deve ser feita normalmente com base na análise de solo e de acordo com a cultura a ser cultivada.Dentre as espécies que serevm como adubo verde podemos destacar: Centrosema, Soja perene, Guandu, Leucaena leucocephala, Feijão-de-porco, Mucuma preta, e Calopogonio.

Procedimentos

As plantas que forem cultivadas com adubo verde terão que passar por um estilhaçamento, servindo de cobertura até serem decompostas. Elas podem ser plantadas em solteiro, ou em consórcio. No consórcio ocorre o chamado coquetel, que é a mistura de espécie de diferentes finalidades. As gramíneas atuam na estruturação do solo, e no fornecimento da matéria orgânica, e as leguminosas na disponibilização de nutrientes.



As melhores épocas para o processo de adubação verde é na primavera e verão, mas também, é adequada em esquemas de rotatividade, com hortaliças, cujo cultivo é mais intenso na época de outono/inverno.
Podem ser anuais, ou algumas se mantem vivas, por vários anos, cobrindo o terreno por um determinado período de tempo, ou durante todo o ano.
O corte deve ser feito na fase de pleno florescimento, quando os adubos
verdes apresentam o máximo desenvolvimento, deixando-se as plantas sobre o solo, para o início da decomposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário